Brincando nas férias!

Como estão mamães toda hora?

Eu estou bem, curtindo ao máximo meu marido e meu filho nestas férias. Para muitos as férias nem começaram, para outros elas já devem estar acabando, assim como as minhas.

Cheguei na praia com minha família no dia 22.12.2014 e fiquei imaginando o que eu faria com meu filho de um ano e três meses que não fica quieto por decreto algum. Pois bem, são tantas possibilidades, porém devemos sempre respeitar a faixa etária e as possibilidades de cada um.

Eu e meu marido decidimos qual seria nossa rotina com o Léo nestas férias. Confesso que não estamos conseguindo muito segui-la, no que se trata de sono e alimentação, porém quando o assunto é diversão, estamos sempre prontos.

Pela manhã, se o tempo colabora, vamos à praia e depois curtimos um pouco a piscina (aquelas de plástico, de criança….) em casa e brincamos com várias coisas. O Léo se interessa por vários objetos e brinquedos, porém não permanece fazendo a mesma coisa por muito tempo. Desta forma, as possibilidades acabam se esgotando e a criatividade entrando com mais afinco.

Andamos de bicicleta, brincamos na areia, na água, com peças de encaixe, passeamos, jogamos bola, comemos se lambuzando todos…

Para isso, nossa parceira, mãe e psicopedagoga Letícia, nos dá dicas interessante do que podemos fazer durante as férias e aproveitar ao máximo cada instante.

Boa leitura e um excelente 2015 a todas!

——————————————————————————————————————————————-

Oba… férias!!!!

E as esperadas férias estão chegando…. Momento tão esperado por todos, especialmente pelas crianças e adolescentes. É hora de curtir nossos filhos em tempo integral, brincar e se divertir junto com eles.

A brincadeira, essencial em todos os momentos da infância, é uma atividade de aprendizado em que as crianças traçam o primeiro contato com a cooperação, o risco e a criatividade e, começam a descobrir a estrutura do mundo. Além disso, brincar auxilia no desenvolvimento cognitivo e aguça a capacidade de resolver problemas, a sensibilidade estética e até as aptidões linguísticas.

As férias também são um momento para descansar, sair um pouco da rotina, desta forma, deve-se evitar encher as crianças de atividades durante este período, mas sim usar o bom senso, isto é, mesclar atividades lúdicas, brincadeiras dirigidas e passeios, e não esquecer de deixar livres momentos para a criança fazer o que tiver vontade.

Seguem algumas dicas para as férias se tornarem muito divertidas!

  •  Em casa:

Cozinhe com seu filho: brigadeiro, bolo, pizza, vale tudo… pode ser muito educativo, veja as quantidades,  as cores, sintam os cheiros e sabores diferentes. Façam espetinhos de frutas, sorvete , picolé….

Assistam filmes: reúnam a família, de preferência uma comédia, e passe ao lado de seu filho momentos, que além de divertir, podem ensinar. Não esqueça o balde de pipoca!

Espaço de artes: Separe um ambiente em sua casa e faça um “ateliê de artes”. Tintas, pinceis, cola, tesoura, vale tudo para incentivar a criatividade, a autoestima e a organização de seu filho.

Brincadeira favorita: Separe um tempo com o seu filho para fazer as brincadeiras que ele mais gosta. Vocês vão ficar mais próximos e ele vai perceber que você se interessa por suas brincadeiras.

Brincadeiras tradicionais: ensine brincadeiras do seu tempo de criança, crie brinquedos de sucatas e deixe a imaginação rolar solta! Faça o jogo dos obstáculos: crie obstáculos com almofadas, travesseiros, caixas, cadeiras. Quem chegar primeiro sem derrubar nada vence!

Promovam uma caça ao tesouro pela casa: esconda o prêmio e, por meio de pistas, estimule a criança a encontrá-lo.

Abuse dos jogos: para as crianças maiores, o jogo é uma ideia para afastá-los da televisão, tablet e computador.  Além de divertirem, eles ensinam a lidar com regras e estimulam o raciocínio lógico.

  •  Na cidade:

Ande de bicicleta, patins, skate… as férias são uma ótima oportunidade para praticar atividades ao ar livre.

Vá ao parque! O espaço dos parques é propício pra brincar, praticar esportes e conhecer a natureza. Ao se exercitar, a criança desenvolve autonomia e conhece mais o próprio corpo.

Faça um passeio turístico! Aproveite para redescobrir sua cidade e até conhecer lugares novos perto de você. Com isso, seu filho vai aprender a valorizar o lugar em que vive .

Vá ao cinema, assistam um filme bem legal, contem e recontem a história!

Façam um piquenique! Sentem na grama, andem descalços e apreciem a natureza.

Esse momento de férias é muito importante para toda a família, principalmente para o crescimento saudável da criança, pois é um momento de parada da rotina diária, descanso e lazer.

Boas férias a todos e curtam muito seus filhotes!

——————————————————————————————————————————————-

LeticiaLetícia Casonatto é pedagoga, especialista em Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia e Inclusão Escolar. Atuou como professora por 13 anos em escola particular e há 7 anos atua na Clínica Jeito de Ser. É mamãe do Joaquim de 4 anos. “Ser mãe é vivenciar diariamente tudo o que aprendemos um dia, mas acima de tudo ver que o sentimento e o coração é o que nos move em cada decisão.”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>