Volta às aulas! Como usar a mochila escolar corretamente?

Olá mamães toda hora! Todas bem?

Hoje, contamos com a participação da Juliana Saccol Martins, Fisioterapeuta, mãe do Pedro  e da Júlia. Ela trabalha com Reabilitação Infantil e Adulto, Reeducação Postural Global-RPG e Intervenção Precoce bebês.

O tema que ela aborda é muito pertinente, principalmente neste período de início das aulas. É uma questão de condicionarmos nossos pequenos ao uso adequado da mochila. Acredito que tudo que pudermos fazer para proteger e prevenirmos nossos pimpolhos de qualquer tipo de problema estaremos fazendo e educando os mesmos para o melhor sempre.

Comprei uma mochila de rodinha para o Léo, pensando estar fazendo o melhor e porque acreditei ser mais fácil para ele transportar com 1 ano e 5 meses,  porém, até esta precisa de cuidados.

Um beijo grande a todas e boa leitura.

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Como usar a mochila escolar?

A mochila é um dos objetos escolares mais usados pelos alunos para transportar o material didático essencial às atividades escolares e geralmente a escolha é pautada em aspectos estéticos e não técnicos. A maioria das crianças e adolescentes utiliza a mochila com excesso de peso e de forma inapropriada.

A mochila com carga excessiva pode gerar deformidades nas articulações ou causar comprometimentos ósseos antes da maturidade esquelética. Conforme os achados na literatura, pode provocar pequenos desequilíbrios musculares e aparecimento de dor que obrigam o corpo a realizar compensações corporais visíveis tais como: modificações na posição da cabeça, tronco e membros. Outra consequência pode estar relacionada com alterações na forma de caminhar causando sobrecarga nas articulações dos membros inferiores.

O ideal é que o peso da mochila não ultrapasse 10% do peso corporal da criança, portanto, para uma criança que pesa 30 Kg, a mochila deve ter no máximo 3 kg. As alças da mochila devem ser acolchoadas e curtas para não deixar a mochila caída abaixo da cintura, o que acarreta aumento da sobrecarga sobre a coluna vertebral.

Muitos pais pensam que a melhor opção para seu filho é uma mochila de rodinhas, porém, esta também pode trazer prejuízos e deve obedecer a regra de limite de peso.

Dicas para a utilização da mochila:

* Levar para a escola somente itens necessários.

* Substituir cadernos de várias matérias por cadernos individuais;

* Para levantar a mochila do chão dobre os joelhos, ao invés de inclinar o corpo para frente;

* Prender a mochila com o cinto na região da cintura faz com que a mesma fique firme;

* Distribuir bem o peso dos materiais dentro da mochila;

* Carregar a mochila sobre um único ombro não é indicado;

* A mochila vazia deve pesar no máximo 0,5Kg.

Lembre-se: É importante ter cuidado com posturas incorretas na escola e em casa quando estiver assistindo televisão, utilizando computador e jogando videogame. Sempre estimule a criança a realizar atividade física e brincadeiras ao ar livre.

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juliana saccol

Juliana Saccol Martins é fisioterapeuta na Clinica Espaço Equiliibrium, atendendo Reabilitação Infantil e Adulto, Reeducação Postural Global-RPG e Intervenção Precoce Bebês. Também é mamãe do Pedro e da Júlia.

CREFITO 5-17.854-F

 

 

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