Dicas para estimular seu bebê

10346841_564953790284530_1724888728_n

Olá mamães toda hora, todas bem?

Hoje convidei a mãe e fisioterapeuta Juliana Soccol Martins para nos ajudar com dicas de como podemos estimular nossos bebês.

Como sabem, além de psicóloga, sou psicomotricista e, meu marido, educador físico. Desta forma, sempre procuramos estimular nosso filho de diversas maneiras tendo como alicerce nossa formação.

Sabemos da importância do bebê engatinhar, porém nosso Léo pulou esta etapa.

Ficamos frustrados até certo ponto, porém entendemos que este foi o desenvolvimento dele e que cada bebê tem seu tempo, seu ritmo e suas etapas. Ao final dos 9 meses nosso garoto já estava dando seus primeiros passos e dali em diante ninguém mais o segurou.

Segue abaixo as dicas de nossa convidada de hoje. Boa leitura e um beijão a todas!

***************************************************************************************************************************************

O primeiro ano de vida é um período de rápida transformação do crescimento e do desenvolvimento do bebê.

Com relação ao desenvolvimento motor, o bebê passa por vários estágios: primeiro controla (“firma”) a cabeça, rola, aprende a sentar sozinho, engatinhar, ficar em pé e andar.

Este desenvolvimento depende de três fatores: da biologia, do comportamento e do ambiente. Portanto as atividades diárias exercem forte influência sobre o futuro do bebê.

Uma atividade fundamental, nesta etapa da vida, é brincar de barriga para baixo. Esta forma de posicionar o bebê previne atrasos motores, fortalece os músculos das costas e é uma preparação para toda uma vida de atividade física. Se o bebê for estimulado a ficar nesta posição, ele aprende a brincar e gostar desta postura, poucos minutos várias vezes por dia é suficiente e pode ser incorporada na rotina do bebê. O único cuidado é não colocar nesta postura logo após as mamadas.

Algumas dicas de como estimular o seu bebê desde o nascimento:

barriga gio

1. Deite-se no chão ou na cama apoiado com travesseiros, coloque o bebê sobre seu peito ou barriga e fique face a face com ele. Esta atividade estimula a visão audição e favorece a formação do vínculo afetivo.

colo2. Segure o bebê de barriga para baixo no colo enquanto ele é carregado. Coloque uma das mãos em baixo da face e corpo e a outra entre as pernas do bebê, isto fornece proteção e apoio.

DSC010833. Coloque o bebê de barriga para baixo com o auxílio de um rolinho (pode ser confeccionado com uma coberta enrolada). Estimule o bebê a elevar a cabeça para olhar objetos coloridos e sonoros.

 

Estimule sempre e aproveite cada minuto com seu filho! Momentos como estes são enriquecedores!

Espero ter ajudado e me coloco a disposição de vocês!

Um beijo,

Juliana

******************************************************************************************************************************************

Juliana Saccol Martins, mãe de Pedro e da Julia. Fisioterapeuta da Clinica Espaço Equiliibrium.CREFITO 5-17.854-F. Especialista em Reabilitação Infantil e Adulto, Reeducação Postural Global-RPG e Intervenção Precoce bebês.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>