Estou grávida, e agora?

gravida

 

Olá Mamães Toda Hora!

Todas bem?

Hoje é dia de coluna de especialista e está recheada de dicas sobre a alimentação para as mamães que estão grávidas!

Confiram!

Beijos e boa leitura!

*****************************************************************************************************************************

Tão importante quanto à alimentação no pós-parto, a dieta durante a gravidez vai ser um reflexo na saúde do bebê que está sendo gerado. Desta maneira, seguem alguns tópicos sobre nutrição e a gestação.

No período gestacional é esperado um aumento controlado de peso, já que a futura mamãe carregará em seu ventre uma criança que crescerá bastante, além de um maior volume de líquido corporal, crescimento das mamas e reserva de gordura para produção de leite materno. Ao contrário do que os mais antigos recomendavam, não é verdadeira a história de que a gestante tem que comer por dois, se isso acontecer, acarretará em um aumento de peso além do necessário e, o pior, um acúmulo de gordura extra que terá sua eliminação dificultada.

O ganho excessivo de peso pode ser prejudicial, pois está relacionado com o aparecimento de diabetes gestacional e hipertensão arterial, fatores que aumentam as chances de prematuridade e outras complicações da gravidez.

Lembro que além do controle de ganho de peso na gestação é muito importante o estado nutricional pré-gestacional, ou seja, é mais tranquilo iniciar a gestação com um peso adequado, evitando maiores preocupações na gravidez.

No período da gestação a grávida tem um acréscimo de calorias para a sustentação adequada da gravidez, mas é um sutil aumento de calorias que devem ser distribuídas em pelo menos cinco refeições no dia com intervalos de tempo adequados entre as refeições.

Alguns nutrientes são fundamentais e tem suas necessidades aumentadas no período, entre eles:

– Ácido fólico: atua na formação do tubo neural, evitando má-formação fetal. Fontes: brócolis, espinafre, couve e vegetais verde-escuros em geral, feijão branco e legumes.

– Cálcio: fundamental na formação óssea da criança, além de ajudar na manutenção da estrutura óssea da gestante. Fontes: leite, iogurte, queijos, couve, semente de girassol e de linhaça, gergelim, entre outros.

– Vitamina D: favorece a absorção do cálcio pelo organismo. O sol é a melhor forma de produção de vitamina D (atenção ao protetor solar!) e, na alimentação, encontramos este nutriente no leite, fígado, atum, salmão e sardinha.

– Ferro: é responsável pela produção dos glóbulos vermelhos do sangue que são responsáveis pelo transporte de oxigênio pelo corpo, também, este nutriente previne o desenvolvimento de anemia. Fontes: carnes vermelhas, miúdos, fígado, verduras verde-escuras, gema de ovo e frutas secas.

– Vitamina C: auxilia na absorção do ferro dos vegetais. Fontes: frutas cítricas como laranja, limão, acerola, maracujá, kiwi, etc.

– Fibras: as fibras estimulam o bom funcionamento intestinal e evitam retenção de líquidos. É encontrada em alimentos integrais (arroz, massa, pão, granola, linhaça e outros cereais), verduras e legumes crus e frutas com casca e bagaço.

– Líquidos: fundamental para o bom funcionamento do organismo. Beber de dois a três litros, principalmente água, entre as refeições.

Estas dicas básicas favorecerão uma gestação tranquila, porém, são informações gerais. Para uma orientação específica e personalizada, é necessário o acompanhamento de um profissional capacitado.

*****************************************************************************************************************************

leticia nutri

Letícia Bettinelli Carraro, mãe da pequena Clara é nutricionista graduada pela Universidade de Caxias do Sul, especialista em nutrição clínica personalizadae pós-graduanda em nutrição estética. Realiza atendimentos em consultório na clínica Espaço Equiliibrium, onde sua característica principal é realizar planos alimentares, conforme o objetivo de cada pessoa, de forma individualizada e personalizada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>