Dicas alimentares para uma gestação tranquila!

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Olá Mamães Toda Hora!

Hoje é dia de especialista e a Mãe e Nutricionista Letícia Bettinelli Carraro preparou algumas dicas para as gestantes.

Sabemos o quão é importante nos alimentarmos bem, em especial durante a gestação. Assim que descobrimos que estamos grávidas várias coisas devemos evitar, outras somos proibidas e outras devemos ingerir sempre. Para quem é como eu, terá que mudar muito seus hábitos alimentares, pois precisamos comer várias vezes ao dia e lembrando sempre que devemos manter uma alimentação equilibrada e saudável.

Portanto “gravidinhas”, segue a coluna da nossa especialista com dicas importantíssimas.

Beijos e boa leitura!

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A gestação é um período no qual a alimentação tem um papel fundamental para um bom desfecho. Uma dieta balanceada fornece todos os nutrientes que o bebê necessita para seu bom desenvolvimento. Por isso mãezinha, nada de sair comendo o que bem entende, ou atender o tempo todo aos “desejos”, pois isso poderá culminar em déficit nutricional, além de, um provável aumento de peso excessivo da futura mamãe.

Para esclarecer brevemente algumas questões relacionadas à alimentação das gestantes, seguem algumas dicas:

– Fracionar a dieta, fazendo no mínimo cinco refeições diárias. As três principais (café da manhã, almoço e janta) e dois lanches intermediários. Fundamental que as refeições sejam em horários regulares a cada mais ou menos três horas;

Consumir vegetais crus ou cozidos pelo menos uma vez ao dia. Coloque no mínimo duas cores no prato. Lembre-se, se o vegetal for cru, higienizar muito bem antes do consumo;

– Consumir pelo menos uma vez ao dia grãos de feijão, lentilha, grão de bico ou ervilhas;

– Atenção: alimentos como grãos, repolho, couve flor, brócolis e batata doce podem provocar mais gases. Porém não existe contraindicação, somente o desconforto;

– No almoço, consumir suco natural ou fruta rica em vitamina C. Lembrar que no caso de líquidos, no máximo 200 ml durante a refeição;

– Consumir pelo menos três tipos variados de frutas ao longo do dia.Pode ser em forma de suco, in natura ou frutas secas;

– Ingerir pelo menos 1,5 litros de água durante o dia;

– Ingestão de fibras é fundamental. Este elemento está presente nas cascas, bagaços, sementes, verduras e cereais integrais;

– É proibido o consumo de bebidas alcoólicas (pois afetam o desenvolvimento do feto);

– Evite sentar ou deitar logo após as refeições, para evitar refluxo e azia;

– Evitar excessos de gorduras, açúcares e sódio. Também cuidado com a cafeína e os chás.

– Comer devagar, mastigando bem os alimentos.

Um beijo grande!

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leticia nutriLetícia Bettinelli Carraro mãe da pequena Clara, nutricionista graduada pela Universidade de Caxias do Sul, especialista em nutrição clínica personalizada e pós-graduanda em nutrição estética. Realiza atendimentos em consultório na clínica Espaço Equiliibrium, onde sua característica principal é realizar planos alimentares, conforme o objetivo de cada pessoa, de forma individualizada e personalizada.

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