Shantala!

shantala

Olá Mamães Toda Hora!

Hoje convidei a mãe e fisioterapeuta Celita Alves Bidigaray para falar de um dos assuntos que mais me fascinam na maternidade – A Shantala!

Ainda grávida, pesquisei e procurei entender sobre essa massagem linda com os bebês e, já na maternidade, a pediatra que acompanhou o parto e as primeiras horas do Léo, levou o livro da Shantala e me orientou a fazer.

Bom, não preciso nem dizer que ela nos acompanha até hoje! Claro, não com a mesma periodicidade e nem sempre com todo o ritual que ela pede, mas que o Léo adora e sempre que inicio ele diz – “faz massagem mamãe, faz” e logo que acabo ele vem e quer fazer em mim, é lindo! Estimula a percepção do corpo, o afeto, o vínculo…  É sensacional!

Convido vocês a lerem esta coluna e entenderem um pouco sobre essa técnica maravilhosa!

Beijos!

*****************************************************************************************************************************************

Shantala é mesmo incrível. Meus três filhos receberam e desde então são crianças calmas, saudáveis. Dezenove anos mais tarde, minha filha ainda adora massagem e foi iniciada em Reiki com 12 anos. Meu filho do meio (17 anos), faz massagem até nas professoras na escola. E o menor (15 anos) adora massagem no pés. E pode contar com eles pra fazer massagem também, pois tem o carinho da Shantala ainda em suas mãos.

Baseada nos mesmos princípios do Yoga e da medicina Ayurvédica, a Shantala é indicada para recém-nascidos a partir de um mês de idade, quando a pele já está mais preparada e o umbigo cicatrizado. Seu objetivo é relaxar a criança, eliminar tensões, bloqueios, insônia e choro sem motivo aparente, proporcionar segurança, elevar a autoestima e, principalmente, equilibrar o sistema energético e emocional.

Shantala é uma massagem nascida na Índia que leva o mesmo nome da “modelo” que inspirou o Dr. Frédérick Leboyer a descrever a técnica e trazer para o Ocidente.

É um ritual passado de mãe pra filha que tem o objetivo principal de garantir o bom desenvolvimento do bebê.

  • Favorece as funções dos órgãos, principalmente pulmões e intestinos.
  • Estimula o desenvolvimento ósseo, a flexibilidade e os sentidos.
  • Amplia a percepção da criança do mundo ao seu redor, através estímulos táteis, cerebrais e motores colaborando na ativação do sistema nervoso central. Ao mesmo tempo, que reforça o vínculo afetivo e a auto percepção.
  • Trabalha com todo o corpinho desde o rosto até os pés, com manobras simples e eficazes, com alongamentos e mobilização articular.
  • É uma técnica segura, firme e lenta. Leva cerca de vinte minutos.

Pode ser praticada pela mãe, pelo pai ou por um terapeuta habilitado. Além de todos os benefícios já citados, auxilia qualquer tratamento médico que o bebê esteja estável, reduz cólica, melhora o sono e o “humor” do bebê ou criança. Previne urticárias e assaduras. Estimula o sistema imunológico.

Mas há restrições na hora de massagear o bebê com a Shantala:

  • O bebê não pode estar doente, gripado, com fome ou com sono. Ele tem que estar bem, pois precisa participar ativamente da massagem!

Durante a aplicação, outro ponto importante é o óleo a ser passado no corpinho do bebê. Ele deve ser vegetal (extraído das plantas) e não mineral (vindo do petróleo). Os melhores são os de amêndoa-doce, coco, girassol e uva.

Deve ser incluída na rotina do bebê e manter o horário. Antes do banho e das mamadas. Esse é um momento muito especial, harmonioso, íntimo. Onde a concentração deve ser total sendo que, a entrega e cumplicidade fazem parte do processo, além da conversa!

“Sim, os bebês tem necessidade de leite, mas muito mais de serem amados e receberem carinho, serem levados, embalados, acariciados, pegos e massageados” LEBOYER

 

Referência: LEBOYER, F. Shantala, Massagem para bebês: uma arte tradicional. São Paulo: Ground, 1995.

*****************************************************************************************************************************************

Celita Alves Bidigaray mini curriculoCelita Alves Bidigaray, mãe de três filhos lindos! Formada em Fisioterapia, Especialista em Acupuntura. Atualmente trabalha em consultório com tratamento para dor, bem-estar e estética. Ministra Tai chi chuan. Docente do SENAC Bento Gonçalves. Palestrante, terapeuta holística. Em busca de sabedoria e da troca constante de conhecimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>