Atividade Física Durante a Gestação!

gestante

 

Olá Mamães Toda hora, todas bem?

Terça feira é dia de especialista e, a coluna de hoje, foi escrita pelo Papai Toda Hora e Educador Físico,Luciano André Guarnieri que auxilia as mamães gestantes em como se cuidar neste momento lindo dando dicas e opções de exercícios.

Confiram!

Boa Leitura!

Beijos

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É necessário a todas as gestantes um trabalho corporal a cada trimestre da gestação, para facilitar a adequação às alterações que ocorrem nesse período. Uma melhor capacidade cardiorrespiratória facilita a realização das atividades diárias; uma melhoria das condições musculares e esqueléticas ajuda na adaptação às mudanças posturais e no trabalho de parto. Além disso, é de extrema importância para a autoestima, a convivência com outras gestantes e os sentimentos de segurança e de felicidade.

Os exercícios de ginástica garantem fortalecimento muscular, protegendo assim as articulações e reduzindo o risco de lesões. Ajudam também na oxigenação, na circulação e no controle da respiração. Já os exercícios desenvolvidos na água favorecem o relaxamento corporal, reduzem as dores nas pernas e o inchaço dos pés e mãos.

Antes do início dos exercícios, a gestante deve passar por consulta de pré-natal para ser avaliada pelo obstetra. Após a realização dos exames ele poderá liberar ou não a prática de exercícios. As mulheres que já praticavam atividade física e que nunca sofreram aborto espontâneo, podem continuar as atividades após adaptação para seu novo estado. Já aquelas sedentárias devem iniciar os exercícios após a décima segunda semana de gestação. Não havendo problemas, os exercícios podem ser continuados até o parto, embora seja necessário reduzir a intensidade aos poucos. Após o parto normal, as atividades podem ser retomadas após 40 dias. No caso de cesárea, o médico avalia cada caso.

As atividades físicas mais recomendadas às mulheres grávidas são:

  • Musculação: Trabalho constante na musculatura, grande melhora no tônus muscular e ajuda a manter o corpo sempre preparado para o dia a dia.
  • Caminhada: é muito bom para a preparação para o parto, já que melhora a capacidade cardiorrespiratória e favorece o encaixe do bebê na bacia da mãe. O ideal é caminhar 3 vezes por semana, cerca de 30 minutos.
  • Natação: trabalha bastante a musculatura. Atenção! Apenas algumas modalidades são liberadas durante a gestação.
  • Hidroginástica: são os mais indicados para as gestantes!
  • Alongamento: ajuda a manter a musculatura relaxada e o controle da respiração.

Devemos ressaltar que a prática de atividade física deve ser sempre indicada e acompanhada por profissionais qualificado, incluindo médicos, fisioterapeutas e profissionais de educação física. Caso sinta algo diferente é mandatório informar ao responsável. Outro ponto importante, que não deve ser esquecido, é a adoção de uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes, verduras e fibras. Prefira o consumo de carnes grelhadas ou preparadas com pouca gordura. Evite o consumo excessivo de doces, comidas congeladas e os famosos lanches de “fast-foods”. E lembre-se: beba muito líquido (de preferência água e sucos naturais).

Um grande abraço!

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luciano

 

Luciano André Guarnieri é pai do Luca de 1 ano e 7 meses, bacharel em Educação Física, pós-graduado em Fisiologia do Exercício, em reabilitação cardiovascular e também em atividade física para pré e pos parto. Além disso, é proprietário do Studio Pró-Saúde Fitness Personal Trainer.

 

 

 

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