Atividade Física depois de ganhar bebê?

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Olá Mamães toda Hora, todas bem?

Ainda estou de férias e hoje  o tempo  resolveu colaborar.

Sou sincera em dizer que não curto muito fazer atividade física. Sempre fiz, fui atleta de natação por um bom tempo, amava isso tudo, mas acho que depois que envelheci fui perdendo o interesse. Fiz várias tentativas, mas nenhuma com sucesso. Quando engravidei do Léo usei a gravidez como desculpa para não precisar fazer atividade física (nem vou comentar sobre isso, pois já escrevemos um post sobre a importância da atividade física na gestação). No primeiro ano do Léo, fui levando e engordei muito… Foi quando me dei conta que precisava fazer algo urgentemente.

No ano de 2015 me puxei, fiz academia quase todos os dias, meu professor teve um papel importantíssimo, pois se ele não fosse tão “general” teria parado já no primeiro mês. Funciono assim…

Imaginem que meu marido é Educador Físico… Realmente Santo de casa não faz milagre. Mas sempre que conversávamos a respeito disso, de fazer atividade física, me vinha um sentimento de culpa muito grande. Como se no tempo que eu tivesse livre estaria deixando o Léo para fazer algum exercício. Sempre quis que minha cidade tivesse um local onde as aulas seriam com os bebês, mas até agora não encontrei. Por isso, para o ano de 2016, nós do Mamãe Toda Hora estamos pensando num projeto de atividade física Mãe x Bebê, para que mães como eu não se sintam culpada ou não utilizem mais a desculpa de não poderem praticar atividade física por terem que ficar com os filhos.

Por isso, nossa parceira, mãe e educadora física Paula Paixão aborda na coluna de hoje a importância de praticar atividade física no pós parto.

Confiram!

Beijos

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O bebê nasceu e você quer praticar atividade física, você pode?

Não só pode, como deve!

Porém, isso vai depender do tipo de parto que você teve, geralmente o retorno para o parto normal é em torno de 30 dias e para o parto cesariana 60 dias, mas tudo isso submetido a uma liberação médica.

O planejamento da atividade física no pós parto deve ser bem planejado, buscando o fortalecimento muscular, melhora postural e principalmente, o bem estar da mãe com seu bebê.

Tendo em vista o bem estar da mãe, não pode se faltar o relaxamento das tensões musculares localizadas, estímulos aeróbicos e atividades de fortalecimento muscular. Pensando na eliminação daquela barriguinha pós parto, o exercício físico deve-se focar na diástese abdominal, que ocorre após a gravidez, com o rompimento da musculatura abdominal. Além disso o fortalecimento na região lombar, manterão afastada as dores nessa região e exercícios de fortalecimento para ombros e costas irão evitar dores ao amamentar e carregar o bebê.

Estima-se que para o bom andamento do trabalho, uma frequência mínima de dois dias por semana, pode trazer resultados satisfatórios, que deverão ser acompanhados por uma avaliação física a cada 45 dias.

Lembrando sempre que a mãe deve estar acompanhada de um bom profissional de educação física e, se possível, acompanhada de seu bebê, para o fortalecimento do vínculo entre os dois.

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paulaaPaula Paixão, Mãe do Davi, Educadora Física 26 anos, revendedora do warpsling
www.facebook.com.br/angawrapslingrs – instagram: angawrapsling  “…e quando você achar que já amou demais nessa vida, tenha filhos…” (Robert Frost)

 

Comentários (3)

  1. Graziele Picolli

    Oie!

    Anseio muitooo por um lugar em que as mães possam levar seus filhos junto. Não consigo fazer muito exercício em função disso.

    Fico no aguardo!

    Reply
    1. Aline

      Olá, Graziele , tudo bem ? Então no meu espaço , studio AUTORAL WELLNESS CENTER Tenho o maior prazer em receber mamães com seus pequenos . Possuo um espaço diferenciado onde a ideia é conforto e bem estar . Somos a extensão da sua casa é sua família toda será bem vinda !! Procure nossa página no face ou contate-me através do e-mail acima e WhatsApp para mais informações 54 96527081. Também sou mãe de um príncipe de 9 meses. Treinei durante a vida toda e durante a gestação também , com um corpo bem preparado para a maternidade aumentei apenas 7 kg que foram gradativamente eliminados pelo meu organismo sem muito esforço . Apenas discordo um pouco em relação à tanta pressa em busca de uma estética perfeita nessa época . Somos agraciadas pela maternidade.e esse momento é único , além da liberação médica é importante entendermos a importância de nossa missão como mães !! O studio está totalmente à disposição de mamães com seus bebês para ajudá-las ainda a fortalecer esse vínculo divino !!!

      Grande abraço

      -Aline
      Graduada em educação física ( universidade federal de pelotas )
      Especialista em atividade física e saúde ( universidade federal do rio grande do Sul )
      Mestre em ciência do movimento humano ( universidade federal do rio grande do Sul)

      Reply
    2. Karine Callegari (Post author)

      Olá Grazi!
      Nós do Mamãe Toda Hora estamos planejando tudo para o mês de fevereiro.
      Teremos aulas com mães e bebês de acordo com a idade de cada criança. Serão duas aulas semanais. Tive muita dificuldade no ano que passou, mas consegui fazer atividade, mas em alguns momentos levei o Léo junto, mas não era a proposta da academia. Logo em seguida estou aprovando um outro comentário de uma profissional que recebe mães e bebês no seu espaço.
      Um grande beijo e feliz 2016!

      Reply

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