Postura na Gestação!

Gestante-bonita

 

Olá Mamães toda hora!

Hoje é terça-feira, dia de especialista! Quem nos dá dica hoje é a gestante/mamãe e fisioterapeuta Bruna Casonatto Tansini Casagranda.

Para quem é gestante como eu, vale a pena ler e aplicar! Pois sabemos o quanto vai ficando difícil realizarmos alguns movimentos, bem como, ficarmos em algumas posições… Quanto maior a barriga, maior o desconforto!

Boa leitura! Um beijo a todas.

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Além de ser uma realização pessoal, engravidar envolve uma série de medidas saudáveis, desde o pré-natal aos cuidados com a postura. As mudanças que o corpo feminino sofre durante a gestação sugerem diversas formas de ajuda que podem tornar este período tranquilo e sem complicações, sendo uma delas o pilates.

Durante  as aulas de pilates, o profissional vai alertando sobre importantes medidas que devem ser cuidadas pelas gestantes, como:

  • evitar levantar e carregar peso, caso tenha que fazê-lo deve flexionar as pernas segurando o objeto com as duas mãos e concentrar o peso do corpo nos joelhos;
  • sempre preferir roupas mais leves que não limitam os movimentos e mantêm a postura favorável à ação dos músculos perineais e permitem uma melhor ventilação.
  • Quando confirmada a gravidez o importante é a gestante ser orientada sobre quais músculos devem ser ativados ou fortalecidos durante este período.
  • Fazer esse trabalho de reorganização e reeducação postural é importante e, neste caso o Pilates é muito importante pois ajuda na preparação do trabalho de parto, gera uma reorganização postural sem nenhuma sobrecarga articular ou aumento da pressão intra-abdominal para a futura mamãe;
  • Para uma boa postura devemos seguir as orientações dos profissionais para garantir o bem-estar na gestação;
  • Em casa deve sentar corretamente em posição reta, apoiando as costas e os glúteos, manter a barriga reta sem jogá-la para frente, realizar alongamentos pela manhã, dormir de lado com travesseiro apoiando entre as pernas, evitar ficar muito tempo em pé ou sentada e se movimentar com frequência.
  • No ambiente de trabalho os móveis devem propiciar à gestante condições de boa postura, fazer pausas para se alongar e beber bastante líquido.

Seguindo estas dicas, esse período se torna mais maravilhoso ainda!

Um beijo a todas!

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brunaBruna Casonatto Tansini Casagranda,  Fisioterapeuta na Clínica Espaço Equiliibrium, mamãe de primeira viagem, estou de 20 semanas de gestação, a espera de um menino, o Gabriel! Moro em Bento Gonçalves, RS

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