Dialogando!!! Como está a linguagem de seus pequenos?

post

 

Olá Mamães Toda Hora! Hoje é dia de especialista e a coluna da nossa mamãe e fonoaudióloga Érica Cimadon está uma delícia!

Através de sua experiência com o Mateus (seu filho) ela nos faz perceber a riqueza de cada momento na evolução da fala. Muitas vezes me pego “dialogando” com o Léo e, somente um tempo depois é que percebo o quanto ele evoluiu… e ainda, penso em como será a interação dele com o mano que está chegando.

Boa leitura mamães!

Beijos!

*******************************************************************************************************************************

Olá mamães toda hora! Como está a linguagem de seus pequenos?

O Mateus  está com 2 anos e 9 meses e muito tagarela.

Outro dia estávamos no carro voltando para casa e ele me pergunta:

– Mãe, Onde está o João?

Eu respondo: – Está na casa dele agora!

Mateus: – Aonde é a casa dele?

Eu: A casa dele é lá em Porto Alegre!

Ele: Aonde é Porto Alegre mamãe?

Eu: É em outra cidade, filho! Um pouquinho longe daqui!

Ele: Porque o João mora em Porto Alegre mãe?

E o papo fluiu durante um bom tempo! Muitos e muitos porquês! Que delícia essa fase de poder conversar (conversar de verdade! Com direito a resposta)  com nossos pitocos hein??

Entre os 18 e 24 meses de idade o vocabulário da criança expande significativamente e iniciam as combinações de duas ou mais palavras.

Assim, inicia-se o uso social da linguagem, chamado de pragmática. Quando duas ou mais pessoas estão conversando, o uso da pragmática é essencial. Ele engloba os turnos de fala, a troca de interlocutores e a troca de informações. Enquanto um fala, o outro deve ouvir para então responder ou acrescentar uma nova informação.

O que aconteceu na minha conversa com o Mateus é um exemplo de como ele está desenvolvendo esse uso social de sua fala. Para cada informação dada, sua resposta era acrescentar outra informação dentro do contexto, respeitando seu turno de fala.

Algumas alterações de linguagem afetam o uso da pragmática. São casos onde crianças acima de 2 anos, com um vocabulário extenso não conseguem participar de forma eficiente de uma interação dialógica. Respondem aos questionamentos sem lógica ou fora do contexto. Não acrescentam informações pertinentes aos assuntos em pauta.

As causas para este tipo de alteração são diversas (atraso no desenvolvimento, alterações auditivas, alterações de ordem neurológica, falta de estimulação adequada, entre outras) e devem ser investigadas.

Algumas dicas para estimular o uso social da Linguagem:

  • Ler histórias e fazer questionamentos após a leitura.
  • Explorar os livros, as situações vivenciadas,
  • Explicar para as crianças onde estão indo, como são feitas as coisas, etc;
  • Questiona-la sobre o que estão fazendo;
  • Estimular o brincar sempre!! Através do brincar a criança organiza sua linguagem;
  • Peça que dê pequenos recados em casa (por exemplo: Diga ao papai que o jantar está pronto, ou, pergunte para a vovó o que ela fez para o almoço e venha me contar!)
  • E, SEMPRE, aproveite a fase dos “POR QUÊS” e responda a tudo! As crianças absorvem informações de uma forma incrível!!

*******************************************************************************************************************************

1-1-foto-277x3001-208x300Érica Cimadon é fonoaudióloga, especialista em neuropsicologia pela UFRGS, com aperfeiçoamentos em processamento auditivo. Atua com atendimentos a crianças nas áreas de linguagem e aprendizagem há 7 anos na Clínica Jeito de Ser e mamãe do Mateus, de 2 anos e 9 meses. “Ter um filho é muito mais que uma especialização… nos permite nos colocar no lugar das famílias que buscam ajuda para seus pequenos, tendo um olhar profissional, mas acima de tudo, mais  humano…”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>