Parto Humanizado? Eu vou tentar!

_DSC4297

 

Olá Mamães Toda Hora, todas bem?

Bom, desde a gravidez do Léo sonhei com o parto normal! Tentei, não consegui! Não tive dilatação e meu obstetra da época foi excelente! Mesmo eu já tendo desistido depois de horas de dor, banho no chuveiro e, mesmo na hora da mesa de cirurgia pronta para fazer a cesárea, ele ainda insistiu para ver se eu havia dilatado. Ele sabia o quanto eu queria o Parto Normal, mas não foi possível! O Léo então nasceu de cesárea!

Sinceramente, tudo o que eu havia escutado da cesárea como: “é invasivo, é cirurgia, o pós operatório é horrível, tu vai ver as dificuldades – ter que cuidar do bebê com dor e sem poder se movimentar direito é horrível” – EU NÃO VIVENCIEI. A Cesárea não me atrapalhou em praticamente nada (acredito que um pouco na amamentação!) mas não tive dores, levantei um tempo depois, tomei banho sozinha, subia e descia escadas… vida praticamente normal (com um filho ou mais a vida nunca mais é normal!).

Que fique bem claro que não sou contra e nem a favor a nenhum tipo de parto. Não critico, não recrimino ninguém. Cada mãe se conhece e sabe seu limite, cada mãe tem o direito de escolha. Então, não sou a favor de críticas invasivas que leio e escuto o tempo todo. Devemos sempre respeitar o próximo, pois somos diferentes e, são justamente essas diferenças que nos fazem crescer e aprender uns com os outros.

Assim, desde o nascimento do Léo, mesmo não sabendo se teria mais um filho ou não, fiquei com aquela pontinha de frustração (e até inveja daquelas que conseguiram) de não ter conseguido. Lembro que na hora em que desisti do parto normal, por não aguentar mais as contrações de 5 em 5 segundos e não ter nada de dilatação, chorei muito e chorei várias vezes depois…

Hoje, depois da consulta que tive esta semana como meu novo obstetra aqui de Garibaldi – RS fiquei extremamente feliz.

Na verdade, eu e meu marido ficamos! Pois sempre havíamos conversado sobre o parto humanizado. E saber que terei essa possibilidade aqui, nos deixou muito felizes.

Sim, já neste mês, o Hospital Beneficente São Pedro de Garibaldi – RS começa a realizar partos humanizados com uma estrutura toda montada para isto.

Ainda não terá o parto humanizado na água, mas saber que poderei tentar ter meu filho num ambiente aconchegante, com pessoas que eu amo próximas a mim, respeitando o meu tempo, o do meu bebê  e a fisiologia de tudo isso, realmente não tem preço. E ainda, se eu conseguir realizar o parto humanizado, quando meu bebê nascer ele será entregue diretamente a mim, no meu colo – é um sonho que idealizo.

Para quem me conhece sabe que sou bem agitada, mas tenho consciência que terei que ter paciência. Mas também tenho a consciência de qual é o meu limite, de quanto vou suportar! Nenhuma gestação é igual a outra e nenhum parto é igual ao outro. Vou me respeitar e respeitar meu bebê!

Torçam para que eu possa vivenciar essa experiência mágica e relatar para vocês depois!

Um beijo enorme e bom final de semana!

 

 

 

 

Comentários (20)

  1. Daiane

    Eu desejo que saia tudo como planejaste… sabe se o hospital aceita doulas? Seria uma ótima ajuda… é um “centro” no meio do turbilhão que é um trabalho de parto, alguém que poderá te apoiar e não deixar você desistir quando a dor parecer não ter fim… E tem sempre que lembrar-se que o parto acontece primeiro entre as orelhas….
    Boa hora!!!! Boa sorte!!!! E se necessitar, boa cirurgia e ótima recuperação!!!! Volte pra nôs contar tudo!!!!
    Ah… a partolândia é a maior viagem “grátis” que vc pode experimentar…. hehehehhe

    Reply
    1. Karine Callegari (Post author)

      Oi!! Sim, o hospital aceita doulas e estou em busca de uma que me identifique!
      Obrigada… Com certeza contarei tudo!
      Beijos e obrigada

      Reply
      1. Michele

        Querida,
        Parabéns pela iniciativa neste blogg!
        Sou doula e conheço várias pessoas especiais que estão doulando aqui na região!
        Precisando de informações estou aqui no que eu puder auxiliar!
        Abraços!

        Reply
        1. Karine Callegari (Post author)

          Obrigada meu anjo! Te deixei uma mensagem no face! Adoraria poder conversar contigo!
          Bjs

          Reply
    2. Fernanda

      Oi Karine…parabéns pelo blog e pela iniciativa. Também estou grávida, 21 semanas e, quero muito que seja parto normal…acredito que temos o mesmo médico :).
      Te desejo uma boa hora…que seu bebê venha com muita saúde.
      Um abraço

      Reply
      1. Karine Callegari (Post author)

        Olá Fernanda! Muito obrigada! Desejo tudo de mais maravilhoso para vc e seu bebê. Certamente faremos o que for o melhor. Boa hora. bjs e obrigada pela contribuição.

        Reply
  2. Daiane

    Oi Karine, sou mãe de primeira viagem, e desde a hora que descobri minha gravidez, fomos em busca de um parto respeitador.
    Talvez nosso Obstetra seja o mesmo e aguardo ansiosa por seu relato!
    Sorte para nós e boa gestação.

    Reply
    1. Karine Callegari (Post author)

      Justamente!
      Boa sorte para nós!
      De quantas semanas você está?
      Beijos

      Reply
  3. Franciele

    Olá Karine, tive minha bebê de parto normal. Tive que tomar soro e analgesia, mesmo assim fiquei imensamente feliz por ter conseguido, queria mais que tudo,m. A sensação é maravilhosa, pura, emocionante ao extremo.
    Sonho em ter um segundo filho(a), quero que seja o mais um humanizado possível, mas se tiver que induzir, tomar analgesia ou até mesmo cesárea, o importante é te-los saudáveis, e com todo amor. Fico na torcida por você.

    Reply
    1. Karine Callegari (Post author)

      Justamente Fran! Sou a favor do parto que respeite mãe e bebê! Sei dos meus limites e o importante é que o Pedro venha com muita saúde! Mas se der, vou tentar! Gostaria muito de ter a experiência de um parto normal! Obrigada pelo apoio! Mil bjs

      Reply
  4. cristiane

    Eu parabenizo todas as mulheres que fazem parto normal ou que, pelo menos tentam!
    Mas o mais importante sempre é termos respeito com o nosso corpo e com a escolha e a vontade de cada mulher!
    Eu fiz cesárea da minha primeira filha por livre e espontânea vontade e agora pretendo fazer novamente, por vários motivos!
    O legal é isso! A gente trocar experiências de parto, sempre respeitando as nossas escolhas!
    Parabéns Karine!! Toda sorte do mundo para você!! Que tudo dê certo!
    Bjs

    Reply
    1. Karine Callegari (Post author)

      Obrigada Cristiane! É isso mesmo, respeitar o desejo da mãe e as condições do bebê sempre… Também fiz cesárea da primeira vez e, se desta vez também não der para fazer parto normal irei para a cesárea numa boa! Beijos e obrigada pela contribuição.

      Reply
  5. Michele Furlanetto Ramos

    Karine, Quinta feira pude conversar e falar sobre a humanização com toda equipe de enfermagem do Co e berçário do hospital, eles estão dando seu melhor e cada parto que acompanho como Doula dentro do hospital percebo que eles estão se aprimorando cada vez mais!
    Importante saber que como Doula, neste hospital eles me permitem acompanhar diretamente na sala de cirurgia, quando a cesariana e indicada!
    Só nesta semana pude acompanhar duas gestantes!
    Apoiando o que for melhor pra parturiente, apoiando ela nas suas escolhas incentivando o pai a ter contato fisico e verbal com o baby ! Acompanho o baby com palavras significativas que fazem a diferença na vida adulta!
    Abraços e se desejar a mim como Doula segue meu celular 54-96243104

    Reply
    1. Karine Callegari (Post author)

      olá! Que máximo saber disso!
      Acredito que agora as coisas serão vistas de forma diferente, respeitando sempre o desejo da parturiente!
      Certamente estarei entrando em contato com você logo mais!
      Muito obrigada

      Reply
  6. Michele

    Olá!! Gostaria de saber se tu conseguiste ter o teu parto humanizado no hospital de garibaldi e queria saber como foi, pois estou sondando ter o meu ali também!
    Obrigadão!!!

    Reply
    1. Karine Callegari (Post author)

      Olá!
      Não consegui fazer o parto humanizado pois não tive dilatação e nem o bebê estava encaixado. Já estava de 40 semanas e não quis esperar por opção. Porém, todas as pessoas que conheço que fizeram adoraram e se realizaram. Além disso, meu obstetra é uma pessoa incrível e humanizada. Até onde sei ele é o idealizador desta prática no hospital. portanto, acredito ser uma excelente opção. Um abraço!

      Reply
  7. Mikaela Rocha

    Olá!! Achei tão interessante , simples e reconfortante esta postagem no site ! Estou grávida de 16 semanas, minha segunda gestação , infelizmente minha primeira filha nasceu prematura. Por este motivo , quero ter um parto humanizado ,para aproveitar até o último minuto da minha gestação , e os primeiros segundos do milagre da vida ! Queria encontrar uma doula , e irei conversar com minha médica sobre o parto, espero que ela me apoie , pois adoro ela ! Tens alguma sugestão de Doula ?

    Reply
    1. Karine Callegari (Post author)

      Oi Mikaela, onde você mora?

      Reply
  8. Luana

    Olá!! Gostaria de saber como foi a sua experiência de parto. Tens algum escrito sobre esse momento? Obrigada!!

    Reply
    1. Karine Callegari (Post author)

      Olá!
      Fiquei muito tempo sem escrever, me perdoe…
      Não consegui fazer o parto humanizado, não tive dilatação e mais uma vez precisei lidar com essa frustração.
      e você?
      Bjs

      Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>