Fisioterapia Respiratória Domiciliar!

13563458_1370874389596222_69105196_n

 

Olá Mamães Toda Hora, todas bem?

Hoje é sexta-feira e talvez vocês estivessem esperando uma coluna minha.

Porém hoje, optei por publicar a coluna da Fisioterapeuta Karina Segatto por indicação de uma Mamãe Toda Hora que super confio e admiro muito. Numa de nossas conversas, esta minha amiga relatou os benefícios da fisioterapia respiratória domiciliar no seu pequeno e o quanto este tratamento estava ajudando na melhora dele.

Como não conhecia esse tipo de atendimento, fui pesquisar e entender um pouco. Fiquei impressionada com os relatos positivos e me perguntei o motivo pelo qual nunca procurei algo desse tipo para o Léo.

Falando baixinho, este ano ele está indo muito bem, mas como sabemos (para quem é aqui do Sul) o inverno ainda está por vir – e dizem que será muito rigoroso!

Após esta conversa, outra amiga minha foi orientada pelo seu médico a procurar este tipo de serviço.

Então mamães, acredito que minha função aqui no blog também é esclarecer e mostrar possibilidades de outros recursos que podem vir a ajudar nossos pequenos.

Todas nós queremos o melhor para eles! Tosse, rouquidão, dificuldade de respirar, bombinhas, nebulização, lavagem nasal… tudo isso (e mais um pouco) faz parte do inverno e da função de quem tem filhos…

Boa leitura e bom final de semana!

Beijos

****************************************************************************************************************************************

A crescente incidência de complicações respiratórias infantis está ligada a evolução dos germes responsáveis pelas infecções respiratórias, a poluição do ar e a um conjunto de fatores ambientais associados aos hábitos de vida da população.

Devido as particularidades do sistema respiratório e a predisposição genética, as crianças são mais susceptíveis a estas infecções. Diversas patologias são responsáveis pelo acúmulo de secreções pulmonares, sendo necessário recorrer a intervenção da fisioterapia.

A Fisioterapia Respiratória Pediátrica é uma especialidade dentro das áreas da fisioterapia que previne e trata as complicações do sistema respiratório, atuando no âmbito hospitalar, ambulatorial e domiciliar, independentemente da idade do paciente. Pode-se afirmar que é um tratamento geralmente com resposta rápida (em poucas sessões já se pode perceber melhora considerável no paciente), sendo que a família tem um papel importante quando se trata do sucesso do tratamento, uma vez que são necessários alguns cuidados além da própria sessão, a qual demora em média 30 a 60 minutos.

A fisioterapia respiratória pediátrica domiciliar, tem uma grande vantagem quando comparada ao tratamento em clínicas especializadas, uma vez que o paciente não precisa se deslocar de sua residência, o que evita a sua exposição às intempéries, como chuvas, frio ou calor excessivo.

O tratamento é realizado através de manobras e exercícios respiratórios que tornam a secreção pulmonar mais fácil de ser eliminada e melhora a expansão pulmonar, promovendo melhora das trocas gasosas e evitando infecções no pulmão. O acúmulo dessa secreção dificulta a respiração e a oxigenação, torna a criança mais ofegante, levando muitas vezes a internações hospitalares.

Não se pode esquecer que todo o trabalho da fisioterapia não é isolado, deve-se ter o auxílio da família e de todos os outros profissionais que atuam somando resultados para que ocorra a melhora, uma vez que se forma uma equipe multidisciplinar de acordo com a necessidade do paciente.

****************************************************************************************************************************************

karinaKarina Segatto, fisioterapeuta graduada pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Aprovada no Curso Aberto em Ventilação Mecânica desenvolvido pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein e no Programa de Atualização em Fisioterapia Respiratória Pediátrica e Neonatal: Cardiorrespiratória e Terapia Intensiva pela Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia Intensiva. Realizou a formação completa em Pilates e em Pilates para gestantes pelo Voll Pilates Group. Desempenha suas funções na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital Tacchini, no Studio Life Up e à domicílio.

 

 

Comentários (2)

  1. Samanta

    Super, super legal! Espero não precisar mais….heheheh….mas e muito bacana como funciona e rápido! Beijos para vcs!

    Reply
    1. Karine Callegari (Post author)

      Grata pela indicação Mamãe Toda Hora! Mil bjs

      Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>