Arrumando as malas! O que levar para a maternidade?

_MG_4426

 

Olá Mamães Toda Hora, todas bem?

Bom eu estou aproveitando as férias do Léo da escola para começar a organizar as coisas para o Pedro! Sim, ainda não havia começado e acredito que estou um pouco atrasada.

Semana que vem entro na 36ª semana de gestação e me lembro que quando estava grávida do Léo as coisas já estavam prontas a partir da 28ª semana. Lembro também que abria, arrumava, fechava, trocava inúmeras vezes… Natural para uma mãe de primeira viagem.

Confesso que nesta gestação estou um tanto desligada e tranquila, porém estou achando mais difícil arrumar as coisas. Acredito que por já ter experiência, fico mais crítica na hora de escolher as coisas.

Segunda-feira desta semana tive a consulta com a pediatra (que será a mesma do Léo) e conversando com ela sobre a chegada do Pedro, algumas lembranças surgiram, despertando assim uma vontade (talvez desespero) de começar a organizar as coisas.

Primeiro, graças a minha mãe e a “Baixinha” (carinhosamente chamada por nós há mais de 10 anos) as roupinhas do Léo foram lavadas e passadas. Comecei então a separar por tamanhos e a guardar. A partir daí, comecei a pensar na mala da maternidade e gostaria de dividir algumas dicas com vocês:

1. Que mala escolher? Bom, como na gravidez do Léo ganhei uma mala e uma bolsa, resolvi levar para o hospital a mala de maternidade. Porém, não se faz necessário. Escolher uma bolsa num tamanho adequado que comporte tudo que precisamos levar e que possamos utilizar depois, acredito ser a melhor opção. Como não comprei para o Pedro, vou utilizar a mesma do Léo.

2. O ideal é visitar o hospital e a maternidade com antecedência para saber o que é oferecido por eles. Kits de higiene por exemplo, isso evita levarmos coisas a mais. Me lembro que no hospital que ganhei o Léo, as fraldas de pano eram oferecidas por eles e nem utilizei as que levei. Pomadas, algodões, cotonetes, sabonete líquido também não foram utilizados pois o hospital oferecia e eu não sabia, nem mesmo depois da visita que fiz.

3. Funcionou muito bem para o Léo e repetirei agora no Pedro. Fiz kits completos e separei em saquinhos plásticos transparentes identificando o uso deles. Então, cada kit é composto por uma muda inteira de roupa (body, calça, tip-top/macacão, coeiro, meia, sapatinho de lã). O primeiro kit a ser utilizado, que normalmente é o pai que acompanha, além disso tudo coloco duas fraldas RN e uma P (nunca se sabe ao certo o tamanho que eles terão). Acredito que devemos montar uns 5 a 6 kits para eventualidades. Além destes kits completos, faço outros dois ou três com body e calça para o caso de sujar somente a roupa de baixo. Assim fica tudo mais organizado e facilita a vida do pai (que dificilmente saberá o que colocar na hora) e a nossa, pois estaremos carregadas de emoção que não permitirão agirmos racionalmente. Em relação a identificação dos kits, coloco no primeiro – ao nascer! Depois, coloco primeiro dia, segundo dia e assim por diante.

4. Separei também luvinhas e gorrinhos. Sabemos que o bebê perde muito calor nas extremidades, por isso precisamos deixá-las aquecidas. Dependendo do clima podem ser de malha ou de lã/soft. Como o Pedro vai nascer no final de agosto, separei de vários tipos.

5. Travesseiro (com fronha – lembrar de levar uma extra), cobertor de lã e uma manta de algodão são necessários.

6. Acredito que a gente deva dar preferência aos tecidos de algodão, evitando os sintéticos.

7. Lembre-se de lavar todas as roupinhas do bebê com sabão neutro ou de coco, sem amaciante, antes de utilizar no bebê. Se possível, lave à mão (como não sou “prendada” coloco na máquina mesmo, porém somente as roupas do bebê).

8. Paninhos de boca e alguns maiores para colocar no nosso ombro para após as mamadas. Alguns bebês regurgitam o leite.

 

Bom, acredito que essas seriam as minhas dicas! Mais alguma mamãe toda hora gostaria de dar sugestões? Vou adorar!!!!

Um beijão a todas e bom final de semana!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>