Amamentar emagrece? Mito ou verdade?

13872339_1124609394269870_303262848_n

 

Olá Mamães Toda Hora, todas bem?

Hoje a nossa parceira, mamãe e educadora física Paula Paixão aborda um assunto que paira pela cabeça das mamães: Amamentar emagrece?

Bom, quando vi uma amiga minha muito próxima emagrecer rapidamente, acreditei muito que isso era real e logo pensei: Nossa, é muito fácil voltar ao peso normal ou até menos que antes. Quando chegou a minha vez, o Léo passava horas no peito e, perdi em um mês 15kg dos 12kg que havia engordado.

Sim, amamentar cansa, dá muita sede, fome e muita alteração emocional. Portanto, aprendi que isso depende de mãe para mãe. Nem todas emagrecem, algumas têm facilidade outras dificuldades.

No meu caso, o primeiro mês tive um emagrecimento rápido, porém, a partir do segundo mês, minha mãe ficou preocupada com minha perda de peso e começou a me dar gemada, mingau… e BUUUUUUMMMMMM! Explodi! Engordei uns 6 a 7 kg que tive muita dificuldade em perder. Na verdade, levei dois anos, sendo que no último ano fiz academia praticamente todos os dias. Porém minha idade e meu metabolismo não respondiam mais como antigamente.

Então mamães, fiquem tranquilas… Se preocupem com o bem-estar de vocês e do bebê… porém isso não quer dizer que podemos relaxar e exagerar.

Boa leitura!

Beijos

*************************************************************************************************************************************

Olá mamães toda hora, há algum tempo atrás escrevi sobre a produção de leite materno x atividade física, hoje trago novamente como assunto o aleitamento materno, mas com outro questionamento, amamentar emagrece? Sim ou Não?

Primeiro, vamos entender (resumidamente) o processo do aleitamento materno: As mamas durante a gestação são preparadas para lactação através da ação de hormônios, (estrogênio e progesterona). Assim que o bebê nasce e a placenta é liberada, os níveis dos hormônios estrogênio e progesterona diminuem, em contrapartida o hormônio prolactina é liberado, informando que é hora de produzir leite. A partir do movimento de sugar do bebê é liberada a ocitocina, que atua também na contração uterina, ocorrendo assim a redução do útero, permitindo que este volte ao seu tamanho normal. A partir disso, as glândulas mamárias, localizadas no seio da mãe, produzem cerca de 600 a 800 mililitros diários de leite.

Claro que a maioria das mulheres desejam ter o mesmo corpo de antes da gravidez o quanto antes para se sentirem melhor, recuperarem a auto estima e uma série de outros fatores.

Amamentar é uma atividade intensa que promove a perda de 600 a 800 calorias por dia, por isso as mães que estão nessa fase sentem muita fome e sede, e devem cuidar para que esse gasto calórico seja reposto equilibradamente, com alimentos corretos, para não ganhar peso que é perdido com a amamentação. Ocorre nessa fase, de algumas mamães aderirem dietas malucas e muito restritivas, podendo prejudicar o processo de aleitamento materno.

Por isso existem casos em que mães emagrecem amamentando, outras mantém o mesmo peso e algumas até engordam.

O segredo está em manter uma alimentação correta e equilibrada nessa fase e assim que for possível retornar ou iniciar um programa de atividade física.

*************************************************************************************************************************************

paulaaPaula Paixão, Mãe do Davi, Educadora Física e Revendedora Anga Wrap Sling. Professora das aulas FIT Mamãe e Bebê. “…e quando você achar que já amou demais nessa vida, tenha filhos…” (Robert Frost)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>