Cuidando um pouco de mim!

img_70621

 

Olá Mamães Toda Hora, todas bem?

Bom, sabemos que a maternidade nos exige muito. É um trabalho cheio de amor e com muitas gratificações que exige de nós 24h por dia… Não temos direito a décimo terceiro, férias, FGTS, porém recebemos gratificações todos os dias que compensam qualquer cansaço, irritabilidade e frustrações.

Quando decidi ser mãe, não fazia ideia de como seria. Na verdade acabei “pintando” uma realidade um tanto quanto “romântica” e quando o Léo nasceu percebi o que de fato ela era.

Muitas vezes repensei minha carreira profissional, fiz algumas mudanças e percebi o quanto importante era cuidar de mim para conseguir cuidar dele. Demorei para perceber isso e incluir um tempo na minha rotina. Quando consegui estabelecer um cronograma de atividade física, horas dedicadas ao Léo, descobri que estava grávida do Pedro.

Confesso que nos 9 meses dessa segunda gestação eu relaxei e me permiti ficar curtindo a gravidez mais intensamente.

Não vou me esquecer (e falo isso para todo mundo) que um filho é um e dois são 11! Jesus, não achava que seria tão corrido e tão cansativo, mas também percebi o quanto a gente é mais ansiosa e preocupada com tudo no que se refere ao primeiro filho. No segundo somos mais desencanadas e não nos preocupamos com coisas desnecessárias! Precisamos dividir nosso tempo entre um filho e outro, casa, familiares, trabalho… e quando nos damos conta, esquecemos de nós.

Parece ridículo, mas tem vezes que o banho é tão corrido que nem lavar o cabelo conseguimos. Preciso pintar meus cabelos e ainda não consegui tempo para fazer isso. Mas há duas semanas comecei, timidamente, a fazer academia. Muitas vezes vou me arrastando e normalmente sem muita vontade. Estou tentando me regrar e criar um hábito e ter um tempo para mim sem filhos, sem casa, sem marido, sem trabalho… um momento só meu.

A culpa aparece muitas vezes, pois tenho a sensação de que estou “abandonando” meus filhos por capricho. Sim, tenho pensamentos sabotadores e que são automáticos, porém sempre procuro evidências para me certificar de quão real ele é. Logo percebo que preciso disso e me beneficiando, beneficio meus filhos também. Assim, todos saem ganhando!!!

Sei da importância da psicoterapia, mas também acredito muito no poder da atividade física como meio de canalizarmos nossas energias que por vezes podem nos prejudicar. Se pudermos aliar os dois melhor. Pois o risco de entrarmos numa depressão pós parto é grande. Precisamos cuidar do nosso corpo como um todo pois isso refletirá na forma como nos relacionamos com aqueles que amamos incondicionalmente.

Ando muito irritada e sem paciência. O sono me consome! Mas hoje em especial, comecei a aula fit mamãe e bebê, um serviço que lancei aqui no blog no inicio do ano. Quando o Léo nasceu busquei atividades que pudéssemos fazer juntos e a única que encontrei e que fizemos e adoramos foi a aula de musicalização. Logo estarei buscando essa aula para fazer com o Pedro.

Mas na aula de hoje, percebi o quanto importante é podermos realizar algo para cuidarmos de nós podendo estar acompanhada do nosso bebê. Conseguimos cuidar de nós tendo ele bem juntinho.

img_70591img_70531

Então mamães, lembrem-se que também somos seres humanos e que merecemos um tempo para cuidarmos de nós. Se ainda não conseguimos nos afastar no nosso bebê, podemos procurar algo para realizarmos com ele. Mas, ainda digo que é importante ter um tempo livre de tudo e de todos para conseguirmos retornar as nossas tarefas com mais amor, humor e paciência.

Um beijo enorme e bom final de semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>