Rasgar, amassar, recortar…. oba! Que bagunça boa!

img_0564

 

Olá Mamães Toda Hora, todas bem?

Então, feriado no meio da semana me quebra! Dessa forma, não consegui publicar a coluna da terça pela loucura de estar em casa com os dois pequenos! Quando vi, já estava pregada no sono, praticamente desmaiada.

O Léo sempre foi fascinado por tesoura, papel, cola… Desde muito pequeno ele utiliza a tesoura, mas segundo ele tem que ser aquela que corta, a “gandi”!

Segue a coluna de hoje, que deveria ter sido publicada na terça, da nossa parceira, mãe e especialista Letícia Casonatto!

Confiram!

Beijos e bom final de semana!

***********************************************************************************************************************************

Muitas crianças adoram pegar qualquer papel que encontram pela frente e já ir recortando! Lá em casa o Joaquim sempre demonstrou interesse em atividades de recorte, colagem, amassado e quando eu menos esperava… lá se ia um papel importante. Com o tempo ele foi aprendendo que nem tudo a gente pode recortar! Hoje ele tem a sua caixa de sucatas e sempre está criando algo. Amo esse espaço de criação e de bagunça boa!

Mas por trás dessa bagunça, dessa criação toda há habilidades importantes sendo trabalhadas. O processo de aquisição da linguagem escrita na criança não inicia na alfabetização, a criança deve ser estimulada a realizar atividades que envolvam movimentos de mãos e dedos de forma que futuramente ela tenha melhor habilidade para utilizar lápis, canetas, realizar desenhos, entre outros. Sugere-se iniciar com rasgado, amassado, modelagem , pois assim a criança vai aprimorando seus movimentos finos e adquirindo força apropriada  para realizar o recorte.

As crianças precisam de tempo para aprender a usar a tesoura antes de usá-la corretamente. Não podemos negar que aprender a usar a tesoura é uma tarefa que requer tempo e paciência. Mas para que a tarefa seja mais fácil, existem várias atividades para que os pequenos possam desenvolver os músculos das mãos.

Uma boa conversa antes de usar a tesoura é muito importante. Questionar a criança  para que a tesoura serve e o que podemos cortar com ela é fundamental, assim a gente tenta evitar que cortem seus cabelos ou possam se machucar.

Para crianças de 4-5 anos que estão aprendendo manusear a tesoura deve-se observar a preferência,  dominância lateral ( destro ou canhoto, nessa idade a lateralidade pode não estar definida ainda, mas eles já apresentam suas preferências) que a criança nos apresenta.  O manuseio da tesoura exigem lateralidade definida (destro ou canhoto), tipo de tesoura adequado para dominância manual e tamanho da tesoura para criança, habilidades finas dedos (indicador, polegar e dedo médio), força e destreza manual. Os movimentos cortar em linha reta pode ser uma grande desafio para as crianças com dificuldades habilidades motoras e percepção visual e espacial.

Dicas de como ensinar a criança manusear a tesoura e cortar em linhas retas

– Primeiro deixar a criança explorar os movimentos de abrir e fechar da tesoura

– Utilizar o papel cartão (maior feedback sensorial) para depois papel normal

– Fazer as linhas escuras e grossas

– Utilizar uma tinta relevo no contorno das linhas ou emborrachados. Quando a tinta relevo endurece, fornece para criança uma pista tátil quando vira a tesoura fora da linha.

-Reduzir o tamanho (linhas de corte) gradativamente. Para criança adquirir maior precisão do corte.

Mas lembre-se BRINQUE- CRIE- FAÇA AS ATIVIDADES SEREM PRAZEROSAS!!!

***********************************************************************************************************************************

Foto-Leti-217x300Letícia Casonatto é pedagoga, especialista em Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia e Inclusão Escolar. Atuou como professora por 13 anos em escola particular e há 7 anos atua na Clínica Jeito de Ser. É mamãe do Joaquim de 5 anos. “Ser mãe é vivenciar diariamente tudo o que aprendemos um dia, mas acima de tudo ver que o sentimento e o coração é o que nos move em cada decisão.”

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>