Viajar sem filhos!

can

Olá Mamães Toda Hora, todas bem?

Hoje é dia de especialista e quem divide conosco sua experiência de mãe e turismóloga é a minha amiga Cândida Redante!

Eu ainda não consegui chegar no patamar dela, mas depois do seu depoimento estou repensando alguns apegos desnecessários, porém difíceis de lidar!

Beijos e boa leitura!

************************************************************************************************************************

Hoje vim compartilhar com vocês uma opinião sobre viajar sem os filhos … por estar neste segmento de viagens há alguns anos , percebi que viajar sem as crianças passa a ser um drama para quase todas as mulheres ao tornarem –se mães . Para muitas, nem está nos planos ou que dificilmente acontecerá, pois dependem nó só de querer viajar, mas também da condição financeira e de ter condições de deixa-los bem amparados durante sua ausência . Para outras faz parte da rotina de trabalho e do estilo de vida e o fazem sem dificuldade alguma …

O motivo da viagem , parece pesar bastante na decisão, pois quando saímos a lazer, parece que a culpa da maternidade é monstra, como vou curtir e deixá-los? Será que vão ficar bem? Quem vai atender com os mesmos cuidados?   Ao mesmo tempo sabemos da importância de termos um tempo pra nós, mães, para conversarmos, rirmos, relaxarmos sem alguém precisando atenção todo o tempo…

Vou contar minha experiência … confesso que antes de ter filhos considerava mais fácil este processo … demorei e abri mão de várias oportunidades , pois não me via deixando meus filhos sem mim… mas no ano passado , quando a Luiza tinha 4 anos e meio  e o Theo 1 ano e 11 meses , surgiu uma possibilidade de eu conhecer a Índia , que sempre gostei muito…no primeiro momento pensei que não iria mais uma vez, quando cheguei em casa e troquei uma ideia com o meu esposo, ele bem na boa me falou : Eu iria !! sem dúvida …vai dar tudo certo aqui!   Então com um turbilhão de pensamentos por dois dias decidi que iria . Viagem comprada para dois meses adiante e lá vou Eu …

Fiz a mala só dois dias antes do embarque porque nesta semana estava muito angustiada com a proximidade da data ,a Luiza questionando quanto faltava pra eu ir, beiços de choro pra todo lado …eu imaginando se iriam comer, se iriam chorar … e tudo de mais complicado possível. Mesmo sabendo que estariam em casa, com a babá que adoram , as vós que nos dão um mega suporte e o pai …rotina normal , enfim …. No dia do embarque imaginei que se a Luiza fosse comigo , para dar tchau entenderia melhor e aceitaria numa boa, mas não foi , fui até o aeroporto aflita quase nem conseguia falar, e na hora de dar tchau foi uma choradeira dos dois lados do portão . Passado este episódio …cheguei em São Paulo e conheci as pessoas que iriam comigo , um grupo nota mil, mega divertido e fui desligando a chave da saudades. Cheguei no destino e tudo me encantava , a recepção, o lugar,os hotéis, as pessoas .. Desde então a viagem se tornou extremamente agradável, curti cada hora de sono , cada jantar completo e silencioso, cada passeio , as fotos , os happy hours, o crescimento e aprendizado num grupo que compartilhou experiências mil .

Na chegada , saudades mil , muito amor e carinho pra compensar os 10 dias fora e a certeza de que tudo estava bem… só resultados positivos , papai se dedicou muito , e percebeu ainda mais  importância dele e da mamãe.  Então mamães compartilho para mostrar que é possível sim curtir um tempo para nós e que desde então deixar meus filhos nas vós ou na dinda tem sido muito mais fácil e que é importante para a independência e crescimento deles também .

Amo e normalmente planejo viagens em família , mas sabemos que com as crianças pequenas, vem uma série de restrições em relação a não fazer nada muito sem planejamento , ou uma refeição fora de hora , ou radical demais …então agora já imagino que férias nas vós podem casar com um passeio dos pais sem eles , sem excluir a viagem em família que com certeza é de muito valor e aproximação … Costumo pedir para minhas amigas , se os filhos esquecem os momentos das viagens , ou se esquecem os brinquedos caros que ganham, e elas pensam e logo dizem que é real que as viagens nunca saem da memória!!

Algumas dicas , caso você esteja pensando em viajar e deixar seus filhos :

  • Foque nas ações legais que acontecerão na sua ausência .Se a criança vai ficar com um parente, conte que o parente irá chegar ou que irá para a casa do parente, que vai ser muito legal, por causa disto e daquilo e evite dizer que irá sentir saudade para não causar ansiedade.
  • Se programe com antecedência, mas a criança não precisa saber com a mesma antecedência , evite ansiedade desnecessária já que muitas vezes a criança não tem noção de dias.
  • Se a pessoa que irá cuidar do seu filho enquanto estiver fora convive pouco com a criança, tente criar mais intimidade entre elas antes da viagem, passando mais tempo junto durante o dia ou se a pessoa mora em outra cidade, tente aproximá-los através de outros meios , como vídeos , etc..
  • Se for a primeira viagem sem o filho, evite passar muitos dias longe, ou escolha um lugar que você conseguirá curtir em poucos dias, para evitar um sofrimento prolongado.
  • Escreva a rotina do seu filho em um papel para que a pessoa que ficar com ele não fique muito perdida com relação aos horários, podendo causar stresse com os imprevistos e na  criança.
  • Deixe nomes e quantidades de remédios , que possam vir a precisar bem como telefones de médicos, endereço do PS, carteirinha de saúde e documento das crianças com a pessoa que irá ficar com ele.
  • Se a criança vai ficar na casa da pessoa que irá cuidar dele, coloque na mala algumas coisas dele para deixá-lo ambientado, como alguma pelúcia ou uma luzinha de dormir.
  • Organize alguma programação para a criança enquanto você estiver fora, como uma ida a recreação, casa de um amigo , cinema , para ela ficar na expectativa das coisas boas que estão para acontecer e desviar o foco da saudade.

Então mamães  vamos lá planejar o novo ano , com muito lazer para mães e famílias .. posso ajudá-las com dicas e destinos!

Beijos

************************************************************************************************************************

candaCândida Redante,Turismóloga  e Proprietária da SETENOVE TURISMO, desde 2009. Adora planejar sua viagem com muito amor para que não seja apenas uma viagem, mas a realização de um SONHO! Eternamente grata por esta missão apaixonante que o papai do céu concedeu que é ser mamãe da Luiza de 5 anos e do Théo de 2 anos.“Ser mãe me ensinou, que sou mais forte do que pensava, mais dedicada do que imaginava e mais Feliz do que jamais sonhei em ser !!!”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>