A arte auxiliando o aprendizado escolar

IMG_1249

 

Hoje não é terça, mas como estou um débito, segue a matéria da nossa nova colunista, Adriana Chiminazzo Duarte,mãe, pedagoga, psicopedagoga e artista plástica falando de como a arte pode auxiliar a criança no aprendizado escolar.

Boa leitura!

Beijos

*********************************************************************************************************************

Olá mamães! Estou muito feliz em escrever para o blog e quero agradecer do fundo do meu coração a Karine pela oportunidade. Ao longo da minha caminhada como educadora infantil e artista plástica percebo a dificuldade motora das crianças em manipular objetos , apreender o lápis corretamente, utilizar a tesoura e, até mesmo, em se “sujar” com tinta, argila ou outros materiais.

Sabendo que a criatividade atinge o seu máximo na infância, surgiram as oficinas para atender essa demanda, não só das dificuldades , mas também para proporcionar momentos de criação e integração. Vejo novas amizades se desenvolvendo e inclusive o aprendizado escolar sendo potencializado.

As oficinas são semanais, com uma hora de duração, perpassando por momentos de conversa, atividade relacionada e momento de brincar, já que o espaço oferece muitas possibilidades.

Pensando nas mamães leitoras, pensei em algumas dicas para auxiliar seus filhos a desenvolver a motricidade de uma forma divertida.

  • permitam momentos de manipulação de diversos materiais como argila, tinta e elementos da natureza;
  • permita que seu filho se suje: é sua marca no mundo;
  • guarde materiais sucata e ofereça para a criação de um brinquedo;
  • ofereça também momentos juntos para recortar e resgar papéis;
  • inicie com o rasgado e depois o amassado, e depois o uso da tesoura com recorte em linha reta;
  • por fim, deixe uma caixa á disposição com cola, tinta, lantejoula e outros materiais para seu filho criar quando desejar.

Desejo a todas muita arte com seus filhos!

*********************************************************************************************************************

adriana

 

Adriana Chiminazzo Duarte, pedagoga, psicopedagoga e artista plástica. Atende na Clínica Espaço Equiliibrium. Sou mãe da Amanda com 12 anos, para minha felicidade tem se interessado em criar e recriar através da arte.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>