A rotina traz segurança, você sabia?

19554103_1363453570370175_6478412401013287178_n

 

Olá Mamães Toda Hora, todas bem?

Hoje nossa colunista, mãe e psicóloga Monica Vagliati, aborda um assunto de extrema relevância para a educação dos nossos filhos.

Tenho certeza que não sou a única que apresento dificuldades em administrar a rotina com meus filhos, até porque minha vida profissional é bastante tumultuada, o que de certa forma, acaba interferindo na rotina dos guris.

Obrigada Monica, tenho certeza que a coluna de hoje ajudará muitas mães como eu!

 

***********************************************************************************************************************

Olá Mamães!

Tendo duas filhas e pela atividade profissional que exerço, percebo o quanto é importante abordar esse assunto com vocês!

Vocês sabiam que criança adora surpresa mas ama muito mais rotina? Isso ocorre justamente porque a rotina traz segurança!

Já pararam para pensar o motivo que leva seu filho (a) assistir mil vezes o mesmo filme infantil?

#SEGURANÇA!

Então, construam suas rotinas de acordo com o funcionamento familiar e veja o bem que fará ao seu filho!

Saber o que esperar acalma a nossa ansiedade e permite-nos prever o que nos espera (de tudo o que não podemos controlar, é bom que existam algumas coisas que não nos fogem ao controle).

As rotinas transmitem-nos também segurança pois regulam o nosso comportamento, dão-nos indicações daquilo que esperam de nós. É esta antecipação e previsão do futuro que transmite confiança à criança para saber que quando acaba a escola, a mãe vai buscá-la de volta para casa.

Então, quais rotinas são importantes?

1. Dormir: ter uma hora certa para dormir durante a semana reduz as discussões na hora de ir para a cama; podemos dar um aviso de “faltam 5 minutos para ir para a cama” ou “vamos ler a nossa história de hoje” (indicativo que depois apaga-se a luz).

2. Estudar: há crianças que preferem chegar em casa e brincar primeiro e depois fazer os trabalhos e outras preferem fazer os trabalhos primeiro para depois brincar; não importa! O que importa é dividir o tempo e fazer a transição de uma atividade para a outra sem desmotivar ou gerar discussões. Novamente a regra de avisar que “faltam 5 minutos para…” funciona bem pois ajuda a criança a antecipar a mudança.

3. Brincar: é sempre importante ter um pouco de tempo para brincar, nem que seja quando chega em casa ou depois do jantar. A nossa criatividade e imaginação são postas à prova nessas alturas e permitem que mais tarde nasçam grandes invenções.

4. Tempo de família: um tempo para contar as novidades do dia ou para ter “colinho” da mãe/pai é muito importante; esses momentos podem ser durante o banho, na viagem para casa ou mesmo antes de deitar; o que importa é ser uma rotina, sempre na mesma altura.

Portanto, pense em novas  boas rotinas para seus filhos!

Quais são importantes manter?

Mude apenas as mais desanimadoras de modo que se tornem mais motivadoras!

Abraços a todas!

***********************************************************************************************************************

 

monicaMônica Vagliati é Psicóloga Clínica especialista em Psicoterapia Cognitivo Comportamental de crianças, adolescentes e adultos. Atua há 10 anos em consultório clínico na Clínica Espaço Equiliibrium Instagram: PSIMONIVAGLIATI – Facebook: Psicologa Monica Vagliati – Informe-se pelo número 37021574

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>